Friday, August 20, 2010

O que falta é mão de obra qualificada


O trabalho é um processo no qual necessitamos passar para que possamos ter nosso próprio dinheiro, criar responsabilidades e até nos ajudar à aperfeiçoar nosso caráter.
Existem vários tipos de trabalho no qual escolhemos uma área em que nos damos melhor ou em uma área que nos chama mais à atenção.

Hoje em dia, o mercado de trabalho está seguindo o avanço da tecnologia, exigindo cada vez mais um conhecimento em informática e também que os profissionais possuam um diferencial em seu currículo.

Este avanço da tecnologia atinge de certa forma no processo de desemprego pelo fato de uma máquina fazer o serviço de dez, quinze ou até mais pessoas, tornando se mais viável para a empresa.

Está na hora do brasileiro deixar de reclamar que não tem emprego e correr atrás de conhecimento um bom emprego e correr atrás de conhecimento um bom emprego e um bom salário, pois hoje em dia o que falta é mão de obra qualificada. É necessário que a população também mostre interesse em crescer e exercer seu papel de cidadão, indo em reuniões municipais, dando idéias do que poderia ser feito para a diminuição do desemprego.

Wednesday, August 18, 2010

Trabalho, natureza e direito de todos

O trabalho é uma maneira de sentir-se útil e viver para o sustento e,
essa força natural do trabalho pertence ao ser humano desde os homens pré-
históricos. Trata-se de uma parceria do ser humano e da natureza.

Embora natural do homem, o progresso contínuo tem prejudicado
muitos de nós. A tecnologia tem substituído o trabalho manual, o que impede a
contratação de um número maior de pessoas.

É um problema grave que afeta todo o mundo inteiro, sobretudo países
como o Brasil, pois ainda necessita de um governo que realmente tome
providências e invista na geração de empregos.

Portanto, deveríamos escolher bem os nossos governantes e cobrar
deles solução para esse problema. Além disso, os trabalhadores deveriam
exigir o cumprimento das leis trabalhistas, para que assim, todos entendam que
trabalhar é um direito de todos.

Francielle Wisnieski de Andrade nº11 3ºA

Visão sobre o trabalho


Karoline Marques 3º A

O trabalho é muitas vezes interpretado de uma forma errada, principalmente por jovens iniciantes nesse mercado tão concorrido, pensam que é mais oferecer do que receber, que seus patrões não elogiam seu esforço e que ele não passa de uma independência financeira.
            As pessoas estão tentando ingressar cada vez mais cedo no mercado de trabalho, os jovens inexperientes ficam perdidos inicialmente, mas lutam por independência financeira, por isso há conflitos familiares, deixam o ego subir e acabam com muitas boas oportunidades, principalmente jovens que estudam e trabalham.
            O mercado de trabalho, este cada vez mais concorrido, há muitas pessoas, muitas vagas de serviço, mas poucos profissionais qualificados. Um profissional qualificado não é somente o que tem muitos certificados de cursos e diversas experiências, mas também aquele que sabe se portar e aprende a gostar do que faz, tornando o trabalho prazeroso.
            Trabalho é sim oferecer tudo o que você tem, pois trabalhar pela metade e poupando esforços não é uma forma de trabalho que seja de se admirar.
            Se todos pudessem se qualificar, aproveitar o estudo escolar e mostrar de todo o coração que podem fazer o melhor de si, todas as vagas estariam preenchidas, depois o mercado de trabalho poderia abrir mais vagas de diversificados setores para os que estão por vir e cada profissional trabalharia melhor. O que falta também são os salários e cargas horárias justas.
            É hora de dar um basta ao desemprego, pois como pode haver isso onde sabemos que se precisa cada vez mais de pessoas e como essas pessoas podem estar tão desinteressadas com o trabalho se é dele que se tira o sustento. Para a melhora no mercado de trabalho inicialmente tem que haver mudança nas pessoas e deixar de enxergar o trabalho como obrigação.

ATUAÇÃO DO SER HUMANO DENTRO DA SOCIEDADE

NOME: SUELEM QUITERIA DA SILVA     Nº 29      SERIE: 3ªA   TURMA: DA MANHà    PROFESSORA: DEBORAH... DATA 17/08/2010



             Todos os dias nos deparamos com várias pessoas diferentes.Pessoas legais, diferentes, que gostam de falar, gostam de ouvir, pessoas alegres, tristes, que nos ajudam.Existem também as pessoas que não gostam da sociedade, preferem o isolamento, criam um mundo próprio onde só elas existem. Essas pessoas ficam entre nós, porém simplesmente ignoramos a existência delas. Porque será que as desconsideramos? Por serem diferentes de nós? Por termos medo das suas reações? Será que não deveríamos fazer justamente o contrário? Ajudá-las a participarem da sociedade como um de nós? As vezes uma simples conversa ajuda e muito a vida do próximo. Temos que aprender a ser solidários, amigo do próximo, mesmo que não o conheçamos, não importa. O importante é ser bom com o próximo, mas não é dar dinheiro no farol, ou fazer uma doação e dizer a todos que a fez. O que importa é saber como ajudar, saber ouvir, saber falar, dar amparo conforme a sua condição. Você já pensou em vez de dar dinheiro, conceder um livro, dedicar uma hora que seja por semana em ensinar alguém a escrever, a ler, a falar? Pense nisso como uma dica. Não precisa fazer o que estou escrevendo, mas pelo menos pense e isto já será meio caminho para fazer o bem a você mesmo.
             Também, é muito comum se notar que o ser humano é praticamente um ser dependente do dinheiro...''pois sem ele não é possível se ter quase nada'', mas para isso esforço é essencial tudo isso trabalhado dentro da sociedade em que vivemos o ser humano para ter seu vinculo seu dinheiro é necessário trabalhar para dai em diante poder obter um estabelecimento dentro  da sociedade em muito casos para poder ser considerado '' da grande elite '' .
         Para que o ser humano atue bem dentro da sociedade em que vive , se é necessário estudar, manter um padrão de vida razoável ao menos com o nível de poder se sustentar independentemente. Para isso também é importante estabelecer uma profissão pois a profissão hoje é muito importante pois além de podermos escolher aquilo que queremos exercer, escolhermos aquilo que mais gostamos de fazer tudo para isso se tem grandes fontes incentivadoras como os cursinhos, os vestibulares ,o Enem, a faculdade, a universidade. Tudo pode estar ao nosso alcance basta apenas a força de,vontade em querermos atuar e fazer parte da elite social assim como muitas pessoas fazem também, nós somos seres de adaptamento rápido temos que sempre estar preparados para novas mudanças e novos convívios aonde vivemos ou atuamos ,pois a convivência e a nossa atuação equivale ao que fazemos para nós em prol de nossos benefícios e o que fazemos para as outras pessoas,pois uma experiência de trabalho é muito maior que a experiência que temos dentro de nossa casa ou escola pois requerem convivências ao lado de fases '' boas e ruins ''...
          É fundamental sabermos que, independente de quem somos o que fazemos ou atuamos dentro da sociedade, todos nós somos considerados iguais perante a lei pois temos mesmos direitos independente de classe ou superioridade o importante é sabermos nosso caráter dentro da sociedade pois cada um sabe responder por si, sabe o que faz ou pensa é simplesmente livre para poder se expressar de modo social dentro de nossa sociedade. Pode se dizer também que ,O homem é um ser em evolução e sua tendência natural é sair do egocentrismo em que ele vive. O homem tem a necessidade de pertencer a um determinado grupo social, ou seja fazer parte da família, da escola, do trabalho e tantos outros...
            Nós somos muito privilegiados pois podemos decidir muitas coisas, somos livres para poder nos expressar, somos seres bem capacitados para tudo, além de tudo somos críticos, e sociais e convivemos em uma mesma sociedade que é considerada política, crítica e social para todos, pois somos seres comunicativos e expressivos mediante a tudo.

             Uma frase muito importante para nós é que '' A VIDA É CHEIA DE DESAFIOS QUE, SE APROVEITADOS DE FORMA CRIATIVA, TRANSFORMAM-SE EM GRANDES  CONQUISTAS E OPORTUNIDADES ''.
            

Friday, August 13, 2010

O caminho do Futuro



O caminho do Futuro

Com base nas dificuldades dos estudantes para iniciar uma nova fase de suas vidas, que é a hora do vestibular e ingresso do aluno para a faculdade, o governo criou o ENEM, uma forma de avaliar o conhecimento adquirido durante o Ensino Médio e ajudar estudantes a obter uma bolsa universitária total ou parcial.
No mundo atual procura-se profissionais qualificados, pois a demanda de emprego  está muito exigente.
Por isso o ENEM estimula o aluno a estudar e levar a sério o Ensino Médio, para entrarem em uma universidade para atender o que o Mercado de Trabalho exige.
Trabalhar hoje não é como antes, os melhores sempre serão os escolhidos, aquele que estudou mais, que procurou ser o diferencial é o que se destaca no mundo do trabalho.
A proposta do governo é muito importante e abriu portas para muitos jovens iniciarem uma nova fase de estudo e poder mostrar o potencial de cada um daqueles que muita das vezes não tem condições de pagar altos valores em um curso universitário.
Agora só depende dos jovens buscarem conhecimentos e se empenhar durante a vida escolar, para que o futuro seja formado por adultos competentes e que são capazes de guardar todo conhecimento adquirido com seus educadores.
Nuria Alves 3ºA

Escritores da Escola: Vamos retomar as atividades neste blog


Caros visitantes e alunos


Temos o prazer de retomar nossas atividades neste blog através da participação dos alunos da E. E. Leonice de Aquino Oliveira que irão nos próximos meses disponibilizar algumas de suas produções textuais.

A ideia é de dar visibilidade aos textos produzidos pelos alunos, revelando o que pensam a respeito do mundo e também seu conhecimento sobre os diferentes gêneros textuais.

Como o objetivo dos textos, sejam eles escritos ou falados, é comunicar, espero que este espaço possa ser um espaço para comunicação entre os nossos alunos e os internautas.

Deixe aqui seu comentário, sua opinião carinhosa.

Monday, August 09, 2010

Site fantástico

Este site é muito interessante. Excelente para pesquisas sobre brincadeiras infantis.

referente a:

"Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player."
- Folha de S.Paulo - Mapa do Brincar (ver no Google Sidewiki)