Sunday, December 05, 2010

Seu futuro pelo ENEM

Thaynan Mós
Atualmente ouvimos constantemente críticas referentes à falta de emprego para sociedade, que a riqueza está nas mãos de poucos, o que resulta na concentração de renda, e conseqüentemente a desigualdade social.
Os empregos são gerados a partir de modificações na natureza, tanto a partir da obtenção de matéria prima, quanto a utilizar os recursos naturais disponíveis de determinada região que atendam as necessidades capitalistas.
A falta de ocupação de um cargo, o desemprego, muitas vezes é fruto da falta de qualificação do indivíduo, incapacitado para desempenhar o determinado serviço que atenda as necessidades do atual mundo capitalista.
Por outro lado, o problema não é apenas a falta de qualificação, e sim algo relacionado à má administração do país, um fator que beneficia apenas os ricos, tornando-os com mais poder e posse de bens, o que acontece inversamente com a classe baixa, o proletário.
Não existem medidas eficientes a serem tomadas, pois essa realidade faz parte do mundo capitalista, em que o poder está nas mãos de quem possui o capital. O que pode ser feito, é a busca por uma melhor qualificação, o que futuramente direcionará o indivíduo.
Existem vários decretos, com a finalidade de impedir a distinção relativa à espécie de emprego, relacionada ao sexo do funcionário, mas aparentemente não possui um vigor, pois os homens ainda possuem mais chances de um bom emprego do que as mulheres.

No comments: